Cartas Medicinais dos Totens de Poder





Todas as coisas do Universo têm um espírito e são vivas. As pedras, a terra, o céu, as águas, as plantas e os animais são diferentes expressões de consciência, de reinos e realidades diferentes. Todas as coisas do Universo sabem viver em Harmonia com todos seres, participando de uma grande dança cósmica. Exceto o homem. De todas as criaturas do Universo, só os seres humanos não participam dessa grande teia harmônica e não usufrui deste conhecimento. Nosso espírito pode chegara há a ser completo buscando aprender e perceber essa harmonia, unindo-nos a nossos irmãos do Universo. Cada um de nós tem um animal guardião, que tem a sua Medicina pessoal. Os Totens e os Animais pessoais de Poder são espíritos protetores que nos ajudam tanto em nossa vida cotidiana como em nossa busca espiritual visando a Harmonia. Estes Animais de Poder são comumentemente um reflexo de nosso eu mais profundo, e também representam as qualidades que necessitamos neste mundo, porém freqüentemente estão ocultas e obscurecidas.


Águia - O Poder da Águia representa o reino do Grande Espírito, é a conexão direta da Terra com o Divino. Ela é mensageira da vontade dos deuses, sendo capaz de elevar-se acima das nuvens, observando tudo com seu olhar aguçado. A Águia tem uma ligação muito forte com os xamãs. Conta à lenda que o(a) primeiro(a) Xamã nasceu da relação da Águia com uma mulher. É associada às virtudes da coragem e cuida paternalmente pelos males e doenças da humanidade. Se você tirou essa carta, significa que você deve seguir a voz do seu coração. Anuncia a possibilidade de uma mudança, trazendo novas oportunidades. Ela nos dá coragem e sabedoria que nos permite visualizar o melhor caminho a seguir na Boa Estrada Vermelha.


Para aqueles que caminham pelas sombras ela aconselha a nos elevar-mos a um estado espiritual superior com o nosso coração e amar a luz e as trevas. Ao visitarmos o mundo espiritual superior, o véu que está encobrindo nossa visão desaparecerá e passamos a ver tudo sob um novo ponto de vista. Voar livre como a Águia fará com que sejamos felizes e voltemos a nossa verdadeira essência. Ela pede que não esqueçamos de seu poder e caso isso ocorra, que levantemos vôo procurando um local bem alto para construirmos nosso ninho. Quando estivermos tristes e sem força, ela nos aconselha a realizarmos uma Busca da Visão para nos conectar novamente com o Grande Espírito.

Alce - A medicina do Alce nos ensina a aumentarmos nossa energia, nos aconselhando que para consegui-la devemos ser disciplinados e manter-mos o ritmo na nossa vida. Ele representa o êxtase da nossa alegria interior, de vivenciar plenamente a felicidade de vermos os frutos de nossos esforços se frutificando. Essa carta salienta que devemos saber honrar e manter um companheirismo entre irmãos do mesmo sexo.

Ela nos convida a ver como estamos trabalhando com o nosso stress. Talvez seja necessário que tenhamos de nos alimentar melhor e tirarmos um tempo para meditarmos visando a restruturação do nosso Ser Interior. Tenha cuidado! Não se estresse. Lembre-se que você não está só no mundo, e que aqueles que estão aos seus lados são seus companheiros de jornada. Olhar para o nosso próprio umbigo faz com não notemos o que a vida tem a oferecer. Para alcançar as suas metas, às vezes é necessário uma parada para reavaliar o caminho que deve seguir para atingi-las.

Alce Americano - O Alce simboliza a força da Auto-Estima e Auto-Confiança, tendo a habilidade de saber quando usar a gentileza do Cervo e a força do Búfalo. Temos que nos sentir bem sobre algo que realizamos, mas não esqueça de se orgulhar também daqueles que o ajudaram a concretizá-lo. Compartilhe sua sabedoria. Compartilhe os achados de seu progresso com outros. O Alce representa o êxtase da alegria interior, de viver plenamente a felicidade dos frutos de seus esforços. Ele sente a necessidade de compartilhar sua vitória e a dos outros aos quatro ventos, não para se vangloriar e sim para compartilhar essa energia de felicidade. Ele é sábio e procura orientar os mais jovens a seguirem seu caminho com equilíbrio e confiança.

Essa carta nos lembra que não devemos ser egocêntricos, pois todos os nossos irmãos têm o mesmo potencial que nós temos. Caso isso ocorra com você, recolha-se em meditação e deixe a força e a sabedoria do silêncio lhe falarem ao seu coração. Saiba calar e saiba a hora de falar com Sabedoria.

Antílope - Ação é o seu Poder. O Antílope ensinou para os humanos a honrar os presentes enviados pelo Grande Mistério, a evitar a destruição indiscriminada da vida. Antílope significa ação educada. A Energia do antílope lhe dá força para a mente e o coração, e a habilidade para entrar rapidamente em ação. Antílope nos traz uma mensagem com um propósito mais alto, dando-nos coragem para um grande salto. O tempo é agora. O poder é você. Exalta nossa habilidade psíquica abrindo novas oportunidades a serem vista e experimentadas.

Lembra-nos que talvez não estejamos dando ouvidos aos ensinamentos do Grande Espírito. Podemos estar agindo com uma agressividade além do normal, deixando-nos louco, briguento e indeciso. Devemos estar de olhos abertos para pessoas que mentem para nós. Tomemos nossas decisões, sem deixar-se influenciar pelos outros. Aja! Não procrastine. Deseje, decida e faça!


Aranha - A Aranha é o símbolo das infinitas possibilidades da criação, foi ela que nos ensinou, através dos símbolos de sua teia o segredo do alfabeto primordial. Suas oitos pernas, simboliza os quatro ventos da mudança e as quatro direções da Roda Sagrada, o Círculo da Vida. Essa carta aconselha que utilizemos a força feminina da criatividade, pois o ciclo é de imaginação criadora. Adiantando-nos as circunstâncias, criaremos as condições necessárias para o nosso desenvolvimento pessoal.

Não devemos ficar presos na teia do medo e limitados. Usemos nosso poder de criação, pois assim teremos abundância e prosperidade. Sua mensagem é que somos seres infinitos, procuremos abrir nossa mente e vejamos a magnitude dos planos do Criador. Essa carta nos lembra que não deve existir a falta de amor ao próximo e ausência de criatividade. Numa relação, crítica só fazem romper com o relacionamento que se tem no momento. Devemos refletir sobre isto. Já se não temos criatividade, não pare nunca, não seja autodestrutivo. Sempre há algo para se fazer. Tudo pode mudar.


Baleia - Como as Pedras, a Baleia é a Guardiã do Registro da Terra. Ela nos ensina a usar os sons e freqüências que equilibram nossos corpos emocionais e curar nossas formas físicas. As pessoas desse Clã não têm conhecimento dos seus dons até os utilizarem. Os tambores dos xamãs têm o poder de curar por se sintonizarem com a freqüência das Baleias. O tambor é a batida do coração universal e alinha o coração de todos seres. Antes do advento da fala, o idioma que era compreendido era os sons dos animais. Esta carta pede que procuremos esses registros e se permitir ser cantado por aqueles que sabem o idioma original. Procure encontrar seu próprio grito original. Solte sua voz para aliviar a tensão. Procure expressar sua singularidade e seu som pessoal. Lembre qual é a sua nota na música do Universo. Conseguindo isto, você abrirá seus registros pessoais e irá explorar a história de sua alma em comunhão com Baleia, que carrega dentro de si leva a história de todos nós.

Nunca deixe de seguir seu senso de direção. Clareie sua mente, para que tenha acesso aos seus arquivos. Procure conectar-se com a Força da Água, vá a uma praia, permita-se fluir com o balanço das ondas. Após algum tempo mantendo essa conexão, verás que muitas das respostas que gostaria de saber surgirão na sua mente. Você começará a abrir os registros de sua biblioteca. Não esqueça que ao ter acesso a esses conhecimentos, agradeça à Grande Nação das Estrelas que lhe enviou a canção da Baleia.


Beija-Flor - O Poder de Cura do Beija-Flor é simbolizado pela Alegria. Sua presença traz alegria para outros. A missão do Beija-Flor é distribuir alegria ou ser destruído tentando fazê-lo. Os que pertencem a esse totem, geralmente são pessoas agradáveis que vivem rodeadas de amigos. Seguindo-o, seremos preenchidos com sua alegria, e nos sentiremos renovados e felizes por estarmos vivos. O Beija-Flor representa o conhecimento provando de muitas flores, usando a astúcia, a inteligência, a graça e não só a força física. Também representa a vontade para embarcar em uma grande jornada.



Caso a tristeza se faça presente, procure preencher o seu coração com a alegria do Beija-Flor. Não deixe seu lado sombra tomar conta de você, ao sentir que seu coração continua duro, procure andar pelos campos, ande entre as flores e sinta os seus perfumes que tanto atraem o Beija-Flor e lhe proporcionam alegria.


Borboleta - Ela é o símbolo da Transformação, representando uma força vital que supera todos os obstáculos para atingir sua meta. Procure situar-se em que posição você esta no ciclo da transformação. Para ajudá-lo, faça as seguintes perguntas: 1) Fase do ovo: Está é apenas uma idéia ou anseio verdadeiro? 2) Fase da larva: Preciso tomar uma decisão? 3) Fase do casulo: Estou fazendo o que para que meu projeto torne-se uma realidade? 4) Fase do nascimento: Estou compartilhando com os outros meu projeto que foi completado? Fazendo essas perguntas, você descobrirá como a Borboleta se relaciona contigo neste momento. Você entenderá onde está posicionado e o que deve fazer para continuar seu ciclo de transformação. Ela também nos ajuda a clarear nossa mente, para organizarmos com minúcia o projeto que estamos desenvolvendo. Ela nos aconselha a deixar que o processo de transformação guie nossos passos, sem preocupação, pois a Borboleta nos preparou para todos os desafios.

Algumas vezes, essa carta nos lembra que existe uma necessidade de mudança na nossa vida que não estamos reconhecendo. Nos aconselha também termos firmeza em nossos projetos, deixando para trás o abatimento e o cansaço, pois ao sairmos do casulo e voarmos livres, nossas forças serão renovadas depois do descanso necessário.


Búfalo - O Búfalo simboliza a Abundância, pois é ele que proporciona o alimento e o abrigo para os povos nativos. Ele é o enviado de Wakan Tanka, o Grande Espírito, para suprir as nossas necessidades. Seu poder de cura é realizado pela Oração, a gratidão por tudo que recebemos. Essa carta simboliza a Abundância em todos os sentidos. É nossa nutrição física e espiritual. O Poder de Cura do Búfalo é um sinal que não alcançamos nada sem a ajuda do Grande Espírito. Devemos nos lembrar sempre de sermos humildes, solicitarmos ajuda quando necessitamos e agradecer por tudo aquilo que recebemos. Ao tirar essa carta, significa que suas orações estão sendo ouvidas. Significa também que você poderá ser o instrumento de auxílio às preces de outra pessoa.

Essa carta nos lembra que nunca devemos nos esquecer do Grande Pai e que sempre mantermos contato com a Fonte de toda a Vida. Procure sempre respeitar os outros. Sinta a fumaça do seu Cachimbo Sagrado sendo levado em Oração ao Grande Espírito. Vista-se com a pele branca do Búfalo para que você também possa ser um Guerreiro que atenda as respostas das orações do mundo.


Cachorro - Lealdade é a medicina do melhor amigo do homem. Conta à lenda que o Grande Espírito resolveu dividir a terra ao meio, deixando metade para os homens viverem e as outras para os animais, mas na hora em que o chão começou a rachar, o cachorro correu e pulo para o lado do homem em sinal de lealdade. Sua mensagem é que devemos procurar servir a toda a humanidade. Procure então desenvolver sempre o seu sentido de dever ao próximo. Mesmo sendo maltratados pelos seus donos, eles continuam leiais. Isso não é porque eles são obtusos ou palermas, o fato é que eles sabem das limitações do homem e tem compaixão por eles. Essa carta aconselha a você ser fiel aos seus princípios, antes de tudo e de todos.

Procure andar sempre em boas companhias. Nunca fale dos outros pelas costas. Quando se sentir desequilibrado, procure ter confiança em você, sem pensar demasiado sobre o que os amigos pensam sobre ti. Essa carta nos lembra que devemos deixar o nosso medo de lado e enfrentar todos os obstáculos que se apresentam para nós. E acima de tudo procure ser o seu melhor amigo, como o Cachorro o é.


Cavalo - Cavalo é Poder físico e espiritual. De acordo com a lenda: O Garanhão Preto tem o poder de entrar nas Trevas e encontrar a Luz. O Amarelo tem o poder de encontrar a iluminação e partilhar seus conhecimentos com os outros. O Vermelho tem o poder de oferecer a alegria a quem quer que seja e em qualquer situação. O Branco é o portador da mensagem de todos os outros cavalos e representando a sabedoria e a responsabilidade de manusear o poder de uma maneira equilibrada. Essa carta nos diz que devemos ser uma pessoa equilibrada, pois só assim poderemos auxiliar os outros. Ele nos estimula a seguir nossas intuições, sendo guiados pelos seres superiores. O verdadeiro poder é a sabedoria que encontramos e nos lembramos para compartilhar com nossos irmãos durante a nossa jornada na Mãe Terra.



Essa carta pede que conheçamos nossos limites, principalmente ao sairmos em galope. Procure não se deixar dominar pelo seu ego, como também procure lutar contra qualquer abuso de poder. Lembre-se de ter compaixão, bondade e amor pelos outros, pois isso é à base de toda sabedoria que o Cavalo nos ensina. Lembre-se dos Guerreiros do Arco-Íris que somente unidos conseguem chegar até o Grande Espírito galopando nas asas do cavalo alado do destino.


Castor - O Castor é o Construtor do reino animal. Essa carta nos lembra que devemos arrumar tempo para colocar nossas idéias em ação ou completarmos um projeto que foi abandonado. O Castor trabalha com a energia da água e da terra, nos convidando a termos um forte apego familiar. Ele nos ensina a pensar sempre em caminhos alternativos. Quando constrói sua casa, ele deixa vária áreas de escape. Assim ele nos mostra novas direções a seguir, dando-nos soluções aos desafios da vida e protegendo-nos tal qual ele protege seus familiares com muito amor e toda sua energia. Ele nunca constrói sozinho. Aprendemos com ele a importância de trabalhar em grupo para alcançarmos uma meta.

O Castor nos ensina também a não sermos uma pessoa sem iniciativa. Ele pede para abrir novas portas para as oportunidades e ficarmos atento. Ao estarmos desequilibrados, ele nos lembra que devemos ter iniciativas, para isso temos que descobrir o que esta represando a correnteza e removê-lo. Sua maior lição é que devemos visualizar o objetivo que desejamos realizar, e estejamos dispostos trabalhar com outros para alcançar nossos objetivos.


Cervo - O Cervo nos ensina a usar o poder da Gentileza para tocar os corações e mentes de seres feridos. Assim como o Cervo tem em sua pela manchas brancas e pretas, nós devemos amar tanto a luz como a escuridão para sermos agentes capazes de criar um mundo de amor e paz. Se você tirou essa carta, lembre-se que o amor e a gentileza são capazes de curar qualquer coisa.

Não procure mudar os outros e ame-os do jeito que eles são. Utilize a gentileza para procurar resolver seus problemas, e tenhas certeza que o Grande Espírito o guiará até a Montanha Sagrada. Ao lutar contra seus demônios interiores, não use a força, procure amar-se a si mesmo e verás que esses demônios fugirão de ti. Lembre-se que os medos não podem nunca conviver com o amor e a gentileza. Siga caminhando com gentileza a Mãe Terra e amando todos os irmãos que o circundam incondicionalmente.


Cisne - O Cisne nos ensina a confiarmos na proteção do Grande Espírito, nos rendermos a Graça do ritmo do Universo e abandonarmos nosso corpo físico para adentrarmos a Dimensão dos Sonhos. Pessoas que tem a força do Cisne têm a habilidade para ver o futuro, se render ao poder do Grande Espírito, aceitar a cura e transformação nas suas vidas. Devemos sempre aceitar o que vem pela frente. Relaxemos e deixemos o fluxo universal nos levar. Procure honrar sua intuição e o lado feminino do seu Ser. Nunca esqueça de agradecer por tudo aquilo que você recebeu e procure não negar seus sentimentos.

Quando estamos passando por um processo de evolução é comum não discernimos em que mundo nós estamos. A solução para isso é: a) Procure sentir mais o seu corpo, fique descalço e procure trabalhar com suas mãos; b) Procure fixar-se somente em uma realidade. Ao sentir sendo chamado para visitar a Dimensão dos Sonhos, procure para o que você está fazendo e permaneça imóvel. Entre em completo silêncio e esvaziando sua mente. Seja receptivo e deixe as mensagens entrarem em sua consciência; 3) Caso esteja sonhando acordado, procure trabalhar com seu lado racional, fazendo uma lista de tudo aquilo que você precisa fazer a algum tempo, calando assim aquele matracar interior que esta lhe confundindo.


Coelho - Segundo as lendas Ameríndias o Coelho foi um grande guerreiro, mas ao longo do tempo perdeu sua valentia ao demonstrar ter medo da magia. Essa carta nos mostra que chegou a hora de enfrentarmos nossos medos. Não permitindo que fujamos. Nem tudo que nos cerca é mau.

A carta nos aconselha a aproveitar os dons de sermos rápidos e ágeis, adquirindo confiança e não temendo o futuro. Nosso destino pertence a nós, deixemos o medo de lado e seguimos nossa estrada livres. Temos que aprender a lhe dar com os nossos problemas. Talvez seja o momento de nos escondermos para lamber nossas feridas e criarmos coragem para voltar à luta, após um momento de paciência e reflexão.


Coiote - Conhecido com o Trapaceiro, ele é considerado pelos nativos americanos como um animal sagrado. Algumas culturas o chamam de o Cachorro Curador. Ao tirarmos essa carta, recebemos um aviso que algum tipo de lição esta vindo ao nosso encontro, podendo ser uma lição que não seja de nosso agrado. Mas sendo ela boa ou ruim, fique certo que ela nos fará rir, mesmo que seja um sorriso amarelo e doloroso. Ele nos adverte a que tirou essa carta para que tenha cuidado em não enganar a si próprio. O seu poder de cura esta no riso e na alegria.

O Coiote aconselha a deixarmos nosso espírito livre de todos os apegos para tornar a nossa vida mais feliz, pois é através da brincadeira e da alegria que reconheceremos as armadilhas que podem estar no nosso caminho. Procure sempre refletir sobre as ações que você está fazendo, e pergunte porque está fazendo isso. Procure não se iludir e não enganar os outros. Mantenha-se de olho bem aberto ao tirar essa carta, pois alguém pode querer passar a perna em você. Lembre-se que ao lançar um bumerangue na direção dos outros, ele voltará a você e talvez pegá-lo pelas costas. Cuidado com as promessas que não pode cumprir.


Coruja - O Poder de Cura da Coruja é interligado a Clarividência, projeção astral e a magia, tanto branca como a negra. A Coruja também é chamada de Águia Noturna pelas tribos nativas. Os membros desse Clã são atraídos pelas ciências ocultas e muitas vezes tendem a dedicar-se à magia negra. Essa carta pede que você resista a tentação para praticar a magia preta. Procure escutar sua intuição. Seja sábio como ela. Preste atenção aos sinais e presságios que lhe chegam.

Observe bem as pessoas que estão ao seu redor, algumas podem estar ocultas e pronta para enganá-lo. Caso sinta-se envolto nas trevas, peça orientação ao Grande Espírito. Medite sobre isso e lembre-se que é dentro da mais densa escuridão que muitos conseguem ver sua Luz. Aprenda a enxergar, recolha-se em meditação, observe e não julgue, verás que sua visão irá se tornar mais clara e conseguirá atingir a iluminação necessária para continuar sua jornada.


Corvo - O Corvo sempre foi o portador da Magia. Para os Lakotas e grande maioria das tribos norte-americanas ele representa uma forma de Redenção e não um símbolo maligno. Ao tirarmos essa carta significa que devemos ter uma mudança em nossa consciência, uma nova maneira de encarar o mundo. A cor negra do Corvo representa o buraco negro e simboliza a vontade de aprender algo novo, mergulhando no Vazio Absoluto, conhecendo as forças criadoras ali presentes, e emergir dele enriquecido e completamente transformado.



Ele nos aconselha a refletirmos que a magia pode ser positiva ou negativa, estando em nossas mãos eleger uma ou outra. A Magia esta no ar, mas não devemos perseguí-la, muito menos evita-la. Deixe ela envolve-lo e aproveite ao máximo sua sabedoria. Cuidado! Evite usar essa Magia para o mal, porque o que fizeres certamente acabará retornando contra você. Caso se sinta desanimado, pergunte para o Corvo o que deve fazer. Ele lhe falará que existem certos pontos que devem ficar claros antes de passar a agir. Tudo tem um princípio e um final, devendo sempre seguir o rumo natural das transformações, passando por todas as fases do Círculo da Vida.


Doninha - O símbolo da Doninha é a Prudência. É um animal que tem um grande poder de observação, sabe ver e escutar com cautela. São muito engenhosos. Essa carta nos aconselha a trazer a tona os dotes da prudência, a saber, ver e escutar. A prudência será fundamental nas suas tomadas de decisões.

Observe as pessoas antes de identificá-la como amigo ou inimigo. Lembre-se que todos nós temos nossos próprios poderes e habilidades. Use-os para o bem geral. Procure não se envolver em intrigas. Observe tudo de fora, reflita e siga o caminho que sua intuição lhe indicou. Lembre-se sempre de ser prudente. Observe, pense e só depois aja.


Esquilo - A energia do Esquilo esta ligada ao Armazenamento. Ele nos ensina o tempo certo em que devemos armazenar o alimento e o local para fazê-lo em segurança. Ele nos lembra que devemos estar abertos às mudanças. Se sintonize ao ritmo do Esquilo, coloque seus planos para funcionar. Mova-se para que sua energia não fique estagnada. Veja se tem energia para isso. Não espere as coisas acontecerem, dê o primeiro passo. Armazene dentro de si sentimentos positivos, eles serão nutrientes que lhe darão força para prosseguir. Seus bons sentimentos são um verdadeiro tesouro. Quando precisar deles, eles virão do fundo de sua alma e iluminará o seu caminho na Boa Estrada Vermelha.

Procure não guardar ressentimento. Liberte-se deles porque só lhe prejudicarão. Não deixe que outras pessoas o envenenem. Desligue-se do seu passado. Isso o mantém preso, tornando-o uma pessoa sem iniciativa. Rompa com essa barreira, peça auxílio à energia da Águia e voe livre.


Falcão - O Falcão é considerado o Mensageiro do Céu. Ele nos ensina a sermos mais observadores, prestando bem atenção ao mundo que nos circunda. A vida sempre nos está enviando sinais. Os membros desse Clã têm uma visão ampla, não deixa passar nenhum detalhe; estão sempre atentos, vivendo o presente, percebendo os obstáculos que lhe paralisam que os impeçam de voar e de viver o dia-a-dia de uma forma consciente e inteira. Esta carta nos apresenta novos caminhos, novas oportunidades e desafios a serem enfrentados. O que deveremos fazer? Ele nos responde dizendo que logo iremos encontrar a resposta, mas antes temos que olhar não só ao nosso redor, mas em nosso interior. Busque a verdade, sinta sua intuição.


Nossos ancestrais o viam como o mensageiro dos antepassados que trazia notícias do outro mundo. Escute o grito do Falcão e trate de ficar alerta para elevar a consciência e escutar a orientação da alma. Procure sempre usar cada mensagem a seu favor, na construção de sua própria história. Entre sempre em contato com seu coração, despertando sua visão profunda e voe. Voe próximo ao sol e observe sua vida com o olhar aguçado do Falcão. Aproveite essa oportunidade. Nunca esmoreça frente as suas perdas, ficando só e tristonho. Não bloquei suas emoções, procure novos amigos, se abra a mensagens, ouça, veja e sinta. Não se lamente pelo que passou. Tudo muda e o tempo é o melhor remédio.


Formiga - Sua energia é a Paciência. A Formiga é uma grande estrategista da paciência. Formiga é uma construtora como Castor, é agressivo como Texugo, tem fibra do Alce e a minúcia do Rato. Abnegação também faz parte da sua medicina. Mostra uma confiança no Universo como um grande provedor.

Se essa carta saiu para você, pergunte-se: Estou trabalhando em conjunto como um todo? Estou adquirindo coisas novas para o meu modo de viver? Tenho paciência? Devemos também ficar atento a vigaristas. Procurarmos ser mais confiantes a lei natural. Lembre-se que a impaciência pode sabotar nossos planos para o futuro. Não permita o pânico tomar conta de seu ser racional. Lembre-se que o segredo de qualquer vitória é o agradecimento ao Grande Espírito.


Galo Silvestre - A Espiral Sagrada é um dos símbolos mais antigos de poder pessoal. Ao utilizar o Poder de Cura do Galo Silvestre, visualize um remoinho ou até mesmo um tornado, no qual você será transportado até o centro onde você terá uma visão de poder. Ao tirar essa carta, analise o modo de como você se move nos mundos materiais e espirituais. Seu movimento é compatível com seus maiores desejos e metas? O Galo está lhe chamando para realizar a Dança Espiral Sagrada, ela esta sendo oferecida a você como um presente. Ao dançar, harmonize sua dança com o ritmo natural da Mãe Terra.

Mantenha-se equilibrado para não ser envolvido por um tufão, pois ao tentar sair dele, sua energia será gasta desordenadamente. Poupe suas energias e direcione suas ações para metas claramente definidas. Dançando ou caminhando, procure colocar seus pés no chão e se centrar, pisando com segurança, você irá ligar seu corpo a Mãe Terra e voltara a se equilibrar na vida. Aprenda com o Galo Silvestre a perceber como a energia flui para sincronizar a harmonia entre corpo, mente e espírito.


Gambá - O Gambá é um mestre do Disfarce. Sua força é a estratégia. Sua melhor estratégia é fingir-se de morto. A carta nos adverte que talvez tenhamos que empregar essa estratégia em nossas vidas para sairmos vitoriosos. Ele esta nos convidando para utilizarmo-nos de estratégia para superarmos um obstáculo que esta a nossa frente. Essa carta também nos avisa que devemos fazer da nossa vida um melodrama. Procure evitar inventar desculpas, fale sempre a verdade. Não é necessário ficar se defendendo sempre, disfarce-se e finja de morto.


Gambá Americano - As pessoas que têm a força do Gambá Americano, Jaritataca, têm a habilidade para atrair outros, e é muito carismático. Algumas tribos nos ensinam que é a sua força que está sendo mostrada; use-a com sabedoria. Pessoas deste Clã têm acesso a chamada magia sexual. Sua auto-estima é imediatamente reconhecida, em um nível mais sutil, pelos outros animais; assim como o odor que ele exala, atraindo e repelindo os que não respeitam seu espaço. Dessa maneira ele nos mostra que não há necessidade de ameaçar, importunar ou subjugar outros seres.

Quando a percepção do "Eu" está intacta, quando escutamos os ensinamentos de nossas almas e vamos reconhecendo o que somos sem o ego, o respeito vem em seguida, atraindo pessoas no mesmo caminho. A forma como você utiliza sua energia atrai honra ou desonra. Tenha cuidado com seu orgulho, fique atento para as pessoas e situações que você está atraindo para sua vida nesse momento. Tenha em mente que o que você acredita a respeito de si próprio é sua proteção. Tenha fé e confiança.


Golfinho - Maná é a medicina do Golfinho. Maná é a nossa nutrição espiritual, a força da vida. O Maná está presente em todos átomos, e é a essência do Grande Espírito. O Golfinho nos ensina como usar o sopro da vida através da nossa respiração. Essa carta nos convida a meditarmos tal qual o golfinho que após respirar na superfície mergulha num mundo silencioso. Através da meditação, tornamo-nos um elo de ligação entre a Terra e o Mundo Superior. Nos conectamos então com o Grande Espírito e conseguimos descobrir resposta para as nossas indagações e a dos outros. Estejamos atentos aos ritmos de nosso corpo e os padrões de energia que nos são doados pelo Criador.

Mergulhe com o golfinho alegremente, superando todas os obstáculos que o impeça de entrar em contato com a Dimensão dos Sonhos ou a Grande Nação das Estrelas. Devemos sempre lembrar que temos que respirar. Procure renovar o ar de seus pulmões com o Maná. Faça uma respiração longa e profunda e medite. Procure calibrar os ritmos naturais de seu corpo, utilizando a respiração do Golfinho para voltar a se conectar com a Sabedoria Universal. Procure mergulhar com o Golfinho e descubra a beleza do ritmo respiratório.


Gralha - A Gralha é a Guardiã das Leis Sagradas, sua aparição é um presságio de mudança. Em sua magia ela tem a capacidade de mudar de forma, podendo transforma-se em outro animal ou pessoa. Aprendendo esta arte, um adepto do Clã da Gralha pode estar conscientemente em dois lugares ao mesmo tempo. "A Gralha vive no vazio e não está sujeita as leis do tempo". Através de seu dom, ela consegue ver simultaneamente, o passado, o presente e o futuro. Essa carta nos convida a refletirmos sobre nossa relação entre as leis humanas e a do Grande Espírito.

Seu poder nos dá o discernimento do que é certo ou errado acima das leis humanas. Aqueles que tem pertencem a esse totem, tem como regrar, obedecer e serem fiéis as suas próprias convicções. Esteja disposto a seguir a sua verdade e tornar-se seu futuro eu. Aqueles que mentem para si próprios perderam a força da Gralha. Honre o passado como seu professor, honre o presente como sua criação, e honre o futuro como sua inspiração. Se não honrá-los, poderá vir a sofrer emocionalmente.


Jaguar - O Jaguar é o Guardião da Floresta. Ele é quem renova e transforma a vida da floresta tropical. Representa a transformação súbita, da vida e da morte. Pode parecer estranho para nós que a força transformadora no universo esteja associada com a morte, contudo para os Ancestrais tudo aquilo que se transforma se renova e quem se esquece de renovar, perece. No Universo nada é estável ou fixo, porque o Universo sempre está fluindo. O caos e a ordem, expansão e contração, são ciclos naturais da vida.

Quando nós nos adoecemos nós não só temos uma oportunidade para recuperar nossa saúde, mas também dar um salto a um nível mais alto. Curar não só é um método para eliminar sintomas, mas melhorar a nossa saúde. Esta é a energia do Jaguar. Um sistema estável não muda facilmente. Pessoas geralmente não mudam quando coisas vão bem, mas sim quando coisas estão saindo erradas. Existe uma oportunidade na crise. Nós podemos transformar nossos corpos de forma que eles se curem mais rapidamente e envelheça mais elegantemente encarnando as forças representadas pelo Jaguar. Eu cresci acreditando na metáfora que nós temos nove vidas, como gatos. Quando nós alcançamos o fim de um destas vidas (alguns preferem chamar de fases), é importante dar para o velho ego um enterro decente, e então saltamos como um Jaguar rumo ao infinito no qual residem todos os seres que ainda não tem forma definida e voltamos de lá transformados.

O Jaguar é o mordomo da floresta tropical e o Guardião do Portal da Morte. Ele nos ajuda a nos desmembrar para aquilo que tem que morrer e um novo nascer. O furacão encarna o poder caótico do Jaguar. Uma colméia ou uma colônia de formiga com toda sua complexidade é a exibição da beleza do poder organizando do Jaguar. A Energia do Jaguar trabalha no nível de uma aldeia, de uma organização, ou um indivíduo. Às vezes um matrimônio precisa ser dissolvido para que as pessoas sobrevivam e tornem-se saudáveis. Às vezes uma aldeia deve ser abandonada para que outras possam prosperar em outro lugar. Foi assim com os Anasazis, os Mayas e os Inkas, que respeitando o ciclo natural da ordem e do caos, periodicamente abandonaram suas casas para construir aldeias novas em outro lugar.

O Jaguar nos mostra a necessidade da morte para recuperarmos a esperança e trazer equilíbrio após o caos. Podemos invocar a energia do Jaguar para conter a expansão caótica de um câncer ou de um fogo pela floresta. Ele pode ser chamado para trazer paz a uma pessoa que passa por um processo agonizante no caos, e guia-o a uma jornada até o mundo do Espírito.

As pessoas da selva também veneram o Jaguar porque ele pode transformar as energias pesadas em um Campo de Energia Luminoso. O Jaguar é o transformador da magia cerimonial e um curador que opera à distância quando solicitado e que está sempre presente em qualquer Circulo Curativo. É ele quem purifica a energia de uma cerimônia mágica, transmutando-as sempre que for necessária.

Uma lenda amazônica nos diz que o Jaguar ao participar de uma cerimônia, devora as emoções negativas da raiva, do medo e do pesar. O Jaguar é um purificador espiritual que transforma as energias densas e pesadas em Luz. Como o protetor de toda a vida, o Jaguar salvaguarda o espaço cerimonial contra qualquer energia negativa que poderia penetrar nosso Circulo Curativo.


Lagarto - O Poder do Lagarto é a Magia do Sonhador. Ele aparente sempre esta dormindo, mas quando chegamos perto ele move seu corpo com rapidez e foge. Essa carta simboliza a sabedoria que se encontra oculta de toda a realidade, nas Dimensões dos Sonhos. O Lagarto pode lhe estar dizendo que preste atenção a seus sonhos, procurando descobrir o simbolismo ali contido. Registre seu sonho ao acordar. Quando sonhamos, nossa intuição é quem toma o controle da situação. Analisar e tentar interpretá-los nos leva a ver tudo de uma forma diferente. O sonho é uma revelação da verdade. Reflita sobre isto e procure entrar neste lado oculto da nossa realidade.

Essa carta também pode estar sugerindo que ultimamente podemos estar tendo pesadelos, isso pode ser sinal de um conflito interno. Devemos procurar recordar o que temos sonhado. Assim, encontraremos a chave para resolver o problema. Ela também nos indica que talvez devamos ter mais tempo sonhando. Se você sonha muito, use os sonhos como ferramentas para manifestar aquela visão em sua vida. Lembre-se que a vida não é o que aparenta ser. Você é o sonhador ou você é o sonhado?


Libélula - O poder de cura da Libélula relaciona-se com os sonhos e ilusões que aceitamos como realidade. Essa carta avisa que devemos procurar em nós, os hábitos que precisamos mudar para alcançarmos a evolução. Ela nos lembra que devemos dar graças ao alimento que comemos e que sustenta nosso corpo. Devemos procurar demolir as ilusões que nos acorrentam, restringindo nossas ações ou idéias. Lembra-nos principalmente da necessidade de mudança que temos de nos empenhar para conseguirmos alcançar o que pretendemos na nossa vida. Se você sente a necessidade por mudança, então chame a Libélula para o guiar pelas névoas da ilusão para o caminho da transformação.



Aplique a arte da ilusão para resolver seus problemas, e lembre-se que as coisas nunca são completamente como elas parecem. Ao se sentir infeliz, é sinal de que você perdeu o seu ponto de referência ao seguir idéias alheias e vive num mundo ilusório. Siga a Libélula em seu interior onde magia ainda está viva, e beba profundamente de seu poder. Esta habilidade sempre está mudando, e lhe dá o conhecimento que você é responsável por tudo que cria em sua vida.


Lince - Lince é o guardião dos Segredos dos sistemas mágico perdidos e do conhecimento oculto. Ele tem a habilidade de entrar no tempo e espaço e penetrar no Grande Silêncio para desvendar qualquer Mistério. Lince não é somente o guardião desses segredos, mas o detentor deles. Ele tem um tipo específico de clarividência. Ele vê seus próprios medos, suas mentiras e frustrações e sabe esconder o seu tesouro mais precioso. Dessa forma também pode ver outras pessoas e ajuda-las a entrar em contato com o seu Ser mais profundo. Para descobrirmos um segredo peça á força do Lince para ajuda-lo. Procure um lugar e fique só. É muito importante prestar atenção às revelações que receber na forma de quadros mentais ou uma voz sussurrada aos seus ouvidos. O Lince poderá lhe ensinar a desenvolver seus poderes e lembra-lo de coisas que você tenha esquecido sobre você. Ele pode lhe ajudar a se conectar com o espírito da fraternidade.

As pessoas que tem a energia do Lince são silenciosas, misteriosas e altamente confiáveis, tem o andar leve do felino e sempre escutam primeiro para sentir o que devem falar. Procure observar cada momento e analise cada detalhe. Essa carta adverte para fecharmos a boca grande. Segure a sua língua. Não seja um protagonista. Seja silencioso como o Lince. O Lince com seu jeito silencioso zela pelas areias da eternidade.


Lobo - Conhecido como o Professor, o Lobo é um explorador, o precursor de novas idéias que sempre volta ao seu Clã para ensinar e compartilhar as vivências e conhecimentos que adquiriu em sua jornada. Aqueles que possuem a verdadeira sabedoria faz com que os outros se beneficiem dela. Essa carta nos indica que devemos transmitir ensinamentos aos nossos amigos, procurando-se unir a eles e superando juntos todas as dificuldades da alcatéia. Eles têm os sentidos aguçados e a Avô Lua é sua aliada de Poder. A Lua nos convida ao escutar os nossos uivos que estamos despertando internamente. Seria bom procurarmos um local isolado e lá procurássemos a verdade que existe dentro de nós. Nesse Local Sagrado, deveremos abrir a mente e o coração à intuição fazendo com que encontremos a sabedoria instintiva do Lobo.

Sempre que encontrar problemas a sua frente, procure manter sua mente aberta e seja flexível como o Salgueiro. Procure não se fechar dentro de si, amplie sua visão. Adquira coragem e procure aceitar novas idéias. Nada na vida é imutável. Lembre-se que é necessário compartilharmos nossas experiências. "Viver é crescer, e crescer implica aceitar que todas as formas de vida podem ser nossos mestres. Torne-se um Lobo e adquira o espírito de aventura! Talvez assim você possa parar de uivar para a Lua e consiga tornar-se a própria".


Lontra - O Poder de Cura da Lontra está ligado a uma série de lições da energia feminina Isto se aplica tanto a homens e mulheres que como tudo no universo tem dentro de si um lado feminino e outro masculino. As Pessoas desse Clã são alegres e sensuais, e procuram aproveitar cada detalhe da vida e aprender com tudo que o rodeia. Essa carta nos ensina a viver sem medo, sendo feliz e deixando fluir a intuição e o amor. Ela nos lembra que devemos sempre voltar a ser crianças, esbanjando alegria e sinceridade.

Procure passar pela vida com a suavidade e flua com as águas do Universo. Não devemos esquecer de sempre termos pensamentos alegres e positivos na vida. Caso fique triste, procure meditar na origem da sua falta de alegria. Procure ser desapegado, pense nas outras pessoas em suas necessidades e elimine os pequenos sofrimentos cotidianos que lhe são desnecessários. Permita o à energia do Grande Espírito envolver você.


Morcego - Morcego é o símbolo do Renascimento. Ele simboliza o ritual da morte xamânica, no qual o xamã morre para sua antiga personalidade e vai a dimensões superiores onde aprende as técnicas de curas e renasce como um xamã após passar pela sua iniciação. A idéia dos rituais de iniciação é destruir nossos velhos padrões, matando o nosso ego e renascendo ao fim do ritual sem ele. Ao pendurar-se de cabeça para baixo, o morcego elimina seu antigo eu, propiciando o renascer de um novo Ser. Essa carta nos lembra da necessidade de realizarmos algum tipo de ritual de morte, convidando-nos a abandonar certos hábitos comportamentais. O universo sempre está nos pedindo para crescer e assumir nosso futuro.

Se você encontra-se de cabeça para baixo, se há alguma área em sua vida que está destroçada e, portanto, lhe impedindo de criar, entregue-se à morte da estagnação. Se resistir à morte desses velhos padrões e não abandonar seus hábitos, se continuar teimosamente resistindo ao seu destino pode ter uma morte prolongada e dolorosa. Seja responsável pelos seus atos, não culpe os outros ou as situações. Vá além. O Universo está lhe pedindo para crescer e transformar seu futuro. Nós somos o futuro das gerações futuras, visto que somos ancestrais do futuro. O que fizermos hoje, afetará as próximas sete gerações que seguirão a Boa Estrada Vermelha. Pense nisso. Entregue-se ao sonho do Sonhador. Procure voar com consciência.


Peru - Conhecida pelo nome de Águia Doadora entre as culturas nativas americanas, esse nome já nos diz que seu Poder vem da Doação e do sacrifício. Esta carta nos mostra que possuímos a qualidade de nos doarmos, mas nos aconselha a refletir em que momento deveremos realizar o sacrifício. Ao nos sacrificarmos, temos que ter em mente nos benefícios que virão através dos nossos atos. Lembre-se que às vezes para evoluirmos é preciso sacrificar algo. Mas não sai por aí pensando em doar coisas pensando em adquirir algum benefício com o seu sacrifício. Lembre-se que a doação tem que ser feita altruísticamente, com o coração feliz e sem arrependimento pelo o que está fazendo.


Porco-Espinho - A magia do Porco-Espinho nos traz a inocência e a humildade, o poder da fé e da confiança, ela vai nos ensinando a perceber que o Grande Espírito tem um plano divino para cada um de nós e que nossa missão é utilizar nossos dons para favorecer esse plano. O Porco-Espinho nos ensina que a vida é uma grande brincadeira. Nos mostra a preciosidade da fantasia e da imaginação, nos leva a viver nosso mito pessoal consciente da realidade que nos rodeia. Se observarmos atentamente o Porco-Espinho, notaremos imediatamente que seus espinhos são usados somente quando não há confiança.

Geralmente ele é um ser dócil, gentil e amável; só tornando-se agressivo quando o medo está presente. Procure observar quando você está agressivo. O que você teme? Sinta a energia do Porco-Espinho a sua volta; por alguns minutos feche os olhos, visualize a criança que você foi, sinta dentro de si sua inocência, sua pureza retornando, também a alegria genuína, a delícia de viver apaixonadamente o momento presente. Essa carta nos lembra que não devemos ser muito sérios e sisudos, não temos nada a ganhar na vida sendo assim.


Puma - O Puma possui a força e a energia do líder. Sua energia nos ensina a utilizar-mos bem a nossa liderança, sem ser inflexível, e saber ouvir aos demais quando necessário, demonstrando grande sabedoria e respeitando a capacidade de liderança que existe em cada indivíduo. Essa carta nos pede para observar os movimentos graciosos do Puma, visando aprender a equilibrar nossas metas, força e elegância. Simbolizando o perfeito equilíbrio entre corpo, alma e espírito. Pede que sigamos nossas próprias convicções, deixando sermos levados pelo nosso Coração. Por sermos um líder natural, talvez outros resolvam nos seguir nesse aprendizado. A primeira responsabilidade de liderança é para falar a verdade.

As armadilhas que encontraremos no caminho serão inúmeras, mas os prêmios são recompensadores. Pânico não é uma parte deste medicamento sagrado. Um verdadeiro líder não deve conduzir os outros de maneira autoritária e egoísta, pois assim se tornará desagradável e perdera tudo o que conseguiu. O papel do líder não é o de contentar a todos, mas levar a verdade a eles. Caso você esteja evitando tomar seu lugar como líder, invoque a coragem de Leão. Recuse esconder-se na caverna da timidez ou incerteza. Ruja com convicção, ruja com poder, e ruja com riso para equilibrar sua energia.


Raposa - A Raposa tem o dom de se Camuflar em qualquer estação. Ela é um animal astuto, e os filhos deste totem recebem dela a energia que pode torná-los invisível como o vento, sendo capaz de transportar-se de um lugar para o outro em qualquer situação. Esta carta avisa-nos que devemos nos manter silenciosos ao observar os outros. Use sua astúcia e camufle-se sem revelar-se. Ao observar cuidadosamente uma situação, ela é capaz de saber o que ocorrerá em seguida. Isso é muito importante para tomarmos uma decisão.

Lembre-se que você também pode estar sendo observado e talvez saiba qual será o seu próximo passo. Pode ocorrer que você tenha se disfarçado tanto, que esteja passando despercebido pelos outros. Procure-se se livrar do tédio e da inércia, se isso ocorrer olhe para dentro de si e procure uma chama perdida que lhe irá devolver a alegria de viver plenamente. Ao atingir o alto do sucesso, você fica visível para os outros e isso atraí o ciúme e a inveja para você. Se isso estiver ocorrendo, dê um tempo e saia um pouco de circulação, pedindo ajuda ao tatu para enterrar bem fundo todos os seus problemas. A vida é uma floresta repleta de alegria é só está esperando pela sua chegada. Procure-se conectar com a natureza sempre e sinta a alegria de viver.


Rato - O Poder do Rato está na Minúcia. As pessoas desse Totem são minuciosas e gostam de classificar tudo o que vê. Sem eles não haveria a sistematização do conhecimento. Eles prestam atenção em todos os detalhes. Geralmente são muitos organizados, tendo um compartimento para tudo. São altamente curiosos e necessitam de explorar o vasto mundo a sua frente até visualizar a Montanha Sagrada.

Fuce todos os detalhes de uma situação, não esqueça que atrás de um pedaço de queijo pode haver um gato te esperando. Procure ver o que está ocorrendo diante dos seus olhos e corrija o que achar necessário para que seus projetos se concretizem. Procure não perder tempo em projeto megalomaníaco, lembre-se que você precisa ganhar o seu pedaço de queijo para continuar trilhando a Boa Estrada Vermelha. Seja humilde sempre e lembre-se de que as boas coisas chegam naturalmente para aqueles que colaboram na realização do plano divino na Mãe Terra. Observe com cuidado o caminho que estás trilhando.


Sapo - O Poder de Cura do Sapo é a Purificação. Uma pessoa pertencente ao Clã do Sapo tem o poder de limpar a negatividade de qualquer ambiente. A carta do Sapo nos lembra que talvez tenhamos que realizar uma limpeza mental. Caso nos sintamos desgastados, sobrecarregados, nervosos ou estressados, será bom darmos uma parada e purificarmos nas águas do Sapo, substituindo a lama que nos envolve por uma energia mais clara, a água. Tome um longo banho nessa águas para hidratar seu corpo, mente e espírito. O coaxar do Sapo pedindo que chova, nos traz mensagens de renascimento e harmonia. "Invoque a magia do Sapo e encontre paz ao conceder a si mesmo um período de descanso durante o qual você não deve ser incomodado, visando sua serenidade e harmonia".

É bom ter cuidado ao tomar o seu banho, procure tirar toda a lama que está incrustado em você. Se você não estiver limpo, a lama ao secar pode endurecer e atrapalhar os seus movimentos. Procure identificar de onde vem essa lama. Talvez alguém esteja sugando sua energia. Após comer algumas moscas, procure mergulhar bem fundo, volte a superfície e procure secar-se na relva, sentindo a energia do sol penetrar o seu ser e peça ao Seres Trovão que chova torrencialmente para purificar o seu espírito.


Serpente - O Poder de Cura da Serpente está ligado a Transmutação da Vida, o ciclo da morte e do renascimento. Pessoas deste Totem são raras. Seu poder está ligado ao Fogo, o que lhe faz ser muito sensual. Essa carta nos mostra as fases de transição da vida. Devemos aceitar as situações da vida e procurar não ter resistência. Temos que aprender a nos adaptar como a Serpente, que troca de pele sem abandonar o caminho. Ela nos indica que o caminho escolhido é o certo. A Energia do Fogo nos traz a sabedoria, que no caso da Serpente simboliza a ascensão iniciática, à conexão com o Grande Espírito que tudo criou.



Sejamos sábios, aceitando o calor do nosso Fogo Interior. Num momento de mudança, conte com a energia de adaptação da Serpente procurando ver que internamente todos nós possuímos potenciais desconhecidos. Temos que ajudar a trazer essa luz para trabalhar a nosso favor. Procure não se acomodar, mesmo que a sua situação seja confortável. Lembre-se que as coisas não duram para sempre. Queime no Fogo seus padrões antigos de vida, tire a pele que encobria os seus olhos e procure olhar para o futuro com novos olhos.


Tartaruga - Para os Nativos Americanos, a Tartaruga é o símbolo mais velho do nosso planeta. Sua sabedoria vem da Mãe Terra. Ele pede que procuremos honrar a Terra, respeitando tudo aquilo que damos e recebemos, lembrando-se sempre de doar a ela o que dela recebemos. Esta carta nos ensina que se estivermos incomodados com ações e palavras dos outros, é tempo de nos protegermos dentro do casco da tartaruga e confiar na proteção da Mãe Terra. Use o Poder de Cura da Tartaruga para seu próprio bem, sinta seus pés bem fincados na Terra e poderá focalizar toda sua energia na concretização de suas idéias.

Procure enterrar os seus pensamentos, como a Tartaruga faz com seus ovos, e após desenvolvê-los bem, traga a luz deles aos conhecimentos dos demais. Lembre-se que mesmo devagar, a Tartaruga sempre segue o seu caminho. Procure conectar-se a Mãe Terra e verás que conseguirá superar qualquer situação, contando com seu apoio e proteção. Acredite em sua Força Interna.


Tatu - Limites é sua medicina - É tempo para definir seu espaço. Você está honrando o tempo que você precisa para seu prazer pessoal? Você gosta de ser tratado pelos outros como um capacho? Por que disse "sim" quando queria dizer não? Fica chateado quando cede em alguma coisa? Procure manter limites. Tenha amor próprio. Aprenda a dizer não. Demarque os limites, pois senão o fizer absorverá o que deseja e o que não deseja.

Cuidado! Se você tem medo de ser ferido e vive se enrolando e se escondendo com medo de tudo e todos essa não é melhor maneira para sua evolução como ser. Procure ser mais aberto e vivenciar sua vulnerabilidade, pois ela poderá ser uma experiência transformadora para ti. Deixe de se esconder e use a couraça do tatu para refletir as energias negativas que lhe chegam. Liberte-se, procure descobrir a maneira mais adequada para você expressar sua verdadeira natureza e não deixe que couraça seja sua prisão e nem seus medos seus carcereiros.


Texugo - O Poder de Cura do Texugo é a agressividade e a vontade para lutar para o que quer. Diversas mulheres curandeiras poderosas pertencem ao Clã do Texugo, que também é o guardião das ervas e raízes medicinais. Estas raízes são uma chave para cura. Elas filtram a energia negativa purificando o corpo. Texugo nunca desiste, e emprega todos os recursos disponíveis visando a cura do doente e também para atingir seus objetivos.

Porém, essa agressividade tem que ser controlada, pois quando as pessoas deste totem encontram-se desequilibradas tornam-se muito agressiva. Ele nos ensina a sermos agressivos de modo criativo, fazendo com realizemos mudanças na nossa vida e progredirmos naquilo que temos como objetivo. Os filhos desse totem têm que evitar a sentirem raiva, esse fato ocorre quando eles são vítimas de uma injustiça, quando isso ocorre é bom conscientizar-se que a raiva é um reflexo da raiva que sentimos de nós mesmos, pois nos mostrarmos impotentes. Reflita sobre o que nos deixou impotente. Talvez tenha chegado a hora de enfrentarmos nossa própria inveja e ciúme em relação ao sucesso alcançado pelos outros.

O Texugo pode nos ensinar sobre as armadilhas da timidez e insegurança, como também sobre a agressividade que devemos controlar para não nos machucar-nos e aos outros. Procure um lugar na natureza, dê um grito soltando toda sua agressividade e assim conseguirá se equilibrar. Use as ervas e raízes para curar seu corpo. Procure se movimentar, utilizando sua criatividade agressiva para o seu próprio bem.


Urso - O poder de cura do Urso é a introspecção. Ele busca a doçura de verdade. Ao hibernar em sua caverna, ele procura assimilar suas experiências do ano que passou. Ele tem o dom de harmonizar-se com a Mãe Terra, procurando sossegar sua mente, entrando no silêncio interior. Ele nos ensina a encontrar respostas dentro do nosso interior. Os filhos desse totem, certamente desenvolvem o dom da intuição, que se encontra no lado direito do nosso cérebro. "Ao entrarmos na caverna do Urso poderemos encontrar o caminho para a Morada dos Sonhos e os níveis superiores de imaginação e consciência". Agindo introspectivamente, mergulhado no silêncio, permitiremos que nossos sonhos se tornem realidade.




Devemos deixar de buscar respostas nos outros e nos aconselharmos com eles. Devemos recuperar as rédeas de nosso destino e procurar andar no nosso próprio ritmo. Não devemos permitir que nossas limitações sejam a nossa prisão e nossos medos façam o papel de carcereiros. Usemos nossa força para superar as fraquezas. Hiberne em silêncio. Sonhe seus próprios sonhos e os domine.


1 comments:

ADRIANA disse...

SIMPLESMETE MARAVILHOSO,EMOCIONANTE E VCS ESTÃO DE PARABÉNS PELO SITE MARAVILHOSO E PELO TRABALHO!!!
ESTOU EMOCIONADA POR VER MEUS TÓTENS E EM CONECTAR COM SUAS ENERGIAS...
MUITA LUZ
ADRIANA

Artes Xamânicas Copyright © 2008 /2023.



Todos os direitos reservados.


nativepipee@gmail.com


tels.:11-951330506 ou 11-993683570