Facas Artesanais Native American em aço carbono - cabos em madeira, osso e chifre




























Manutenção de Facas

Dicas para combater a oxidação das lâminas
Manter as lâminas isentas de impressões digitais (gordura) e humidade com a ajuda de um pano de algodão ou camurça. Esta dica é especialmente importante nas lâminas de aço com alta percentagam de carbono.O escurecimento ou oxidação das lâminas de aço é um processo natural e não pode ser evitado. Esta situação consiste inclusivé numa protecção contra a ferrugem. A oxidação benigna apresenta tons cinzentos-azulados, enquanto a oxidação maligna (ferrugem) apresenta tons vermelhos ou acastanhados.Como protecção adicional, o silicone líquido torna-se um verdadeiro aliado do coleccionador pelo que retarda a oxidação. A aplicação de spray de silicone e a posterior limpeza com pano de algodão, previne bastantes problemas. Encerar a lâmina também consiste numa boa alternativa no combate à oxidação.Verifique regularmente as suas lâminas e procure detectar sempre se existem focos de aparecimento de ferrugem (zonas avermelhadas). Se sim, limpe imediatamente esta zona antes que alastre. Para tal deve ser usado líquido para remoção de ferrugem. É preciso lembrar que a grande maioria das lâminas em aço são apenas resistentes à corrosão por ferrugem e não são à prova dela.
Lâminas funcionais, lâminas seguras
Uma lâmina afiada é uma lâmina segura. Se a lâmina estiver devidamente afiada será necessário realizar menos força na acção de corte e, consequentemente, haverá menos risco da faca fugir. O segredo de afiar facas é fazê-lo regularmente!Nunca usar ferramentas eléctricas para afiar lâminas! Tal situação poderá afectar a tempera e constituição da lâmina. Estas ferramentas rápidas usadas para afiar facas de cozinha, devem ser altamente evitadas.Lembre-se que as facas são ferramentas de corte verdadeiramente afiadas. Desta forma, o manuseamento de facas deve ser exercitado e realizado com extrema precaução. Nunca use a sua faca como cinzel, alavanca ou chave-de-fendas. Nunca bata com o punho da lâmina como se fosse um martelo.Cortar sempre no sentido para fora do nós próprios ou podemo-nos magoar. Trate as suas lâminas com carinho e respeito. Nunca use as facas para fins de arremesso - elas não foram feitas para tal fim.

Guardar para preservar

Lembre-se que ao manter a sua colecção em boas condições está a deixar um legado para as suas futuras gerações. Uma colecção de facas é algo distinto e muito apreciado na sociedade, consistindo num claro investimento pessoal.Quando não estão a ser utilizadas, todas as facas com fundas em pele (couro) devem ser guardadas fora da funda. O couro absorve bastante humidade e isso irá acelerar o processo de oxidação da lâmina e criar condições propícias à corrosão. Além disso, os químicos de tratamento do próprio couro podem provocar o eferrujamento ou escurecimento prematuro da lâmina.O local de armazenamento das facas deve ser isento de humidade e deve ter uma temperatura ambiente confortável para o ser humano. Se estiver numa sala e sentir-se confortável, então esta também é uma divisão ideal para guardar facas. Evitar zonas húmidas e com alto diferencial de temperatura.Em caso de necessidade, compre um desumidificador ou empregue saquinho de gel de silica junto à sua colecção de facas.



O Valor do Trabalho Artesanal


Boas facas, antigas ou modernas, artesanais ou comerciais de boa procedência, são mais do que simples ferramentas. Alguém que aprecia, ou quer apreciar, verdadeiramente lâminas deve ter isto sempre em mente.
FACAS EXECUTADAS ARTESANALMENTE, TOTAL OU PARCIALMENTE E EM QUANTIDADE LIMITADA, SEMPRE VALORIZARÃO MAIS DO QUE AQUELAS PRODUZIDAS TOTALMENTE POR MAQUINÁRIO INDUSTRIAL.

Nota.

O uso indevido dos objectos comercializados pelo Artes Xamânicas é da inteira responsabilidade do utilizador. Artes Xamanicas não advoga a violência, libertinagem ou vandalismo, condenando todo e qualquer ato que transcenda o direito à liberdade do próximo. Os artigos expostos para venda destinam-se unicamente ao coleccionismo, práticas venatórias e âmbito religioso. As características aparentes dos artigos mostrados neste site podem diferir do produto real.

1 comments:

Frater Mediator disse...

Belíssimas peças, fabricadas com a arte sagrada. Preciso saber como obter algumas peças como estas. Aguardo contato. Paz e luz!

Artes Xamânicas Copyright © 2008 /2023.



Todos os direitos reservados.


nativepipee@gmail.com


tels.:11-951330506 ou 11-993683570