Papai Noel era Xamã

Por Artes Xamânicas


Os segredos psicodélicos do Papai Noel

Modernas tradições de Natal são baseadas em cogumelo antigo usando xamãs.

Embora a maioria das pessoas vêem o Natal como um feriado cristão, a maioria dos símbolos e ícones que associamos com as celebrações de Natal são realmente derivados das tradições xamânicas dos povos tribais da pré-cristã Europa Setentrional.

O cogumelo sagrado dessas pessoas foi o cogumelo muscaria Amanita vermelho e branco, também conhecido como "fly agaric". Estes cogumelos são comumente vistos em livros de contos de fadas e geralmente estão associados com a magia e fadas. Isso é porque eles contêm compostos alucinógenos potentes, e foram usados por povos antigos para a introspecção e experiências transcendentais.

A maioria dos elementos principais da celebração de Natal moderna, como Papai Noel, árvores de Natal, renas mágicas e a doação de presentes, são originalmente baseada nas tradições que cercam a colheita e o consumo destes cogumelos mais sagrados.

A árvore do mundo

Esses povos antigos, incluindo os lapões do moderno-dia na Finlândia, e as tribos das estepes koyak central russa, que acreditaram na idéia de uma Árvore do Mundo. A Árvore do Mundo era vista como uma espécie de eixo cósmico, no qual os planos do universo são fixos. Nas raízes da Árvore do Mundo para dentro do submundo, seu tronco é a terra do meio "da existência cotidiana" e seus ramos para cima para alcançar o reino celestial.

Os cogumelos Amanita muscaria crescem apenas em certos tipos de árvores, principalmente pinheiros e sempre-vivas. As tampas de cogumelos são fruto da maior micélio sob o solo, o que existe em uma relação simbiótica com as raízes da árvore. Para os povos antigos, estes cogumelos eram literalmente "o fruto da árvore".


A Estrela do Norte também foi considerada sagrada, pois todas as outras estrelas no céu girava em torno de seu ponto fixo. Eles associaram esta "Estrela Polar", com a Árvore do Mundo e do eixo central do universo. O topo da Árvore do Mundo tocou o Estrela do Norte, e o espírito do xamã que subir na árvore metafórica, passará assim para o reino dos deuses. Este é o verdadeiro significado da estrela no topo da árvore de Natal moderna, e também a razão que o Santa Claus xamã faz a sua casa no Pólo Norte.

Os povos antigos foram surpreendidos com a forma como estes cogumelos mágicos nasciam da terra sem qualquer semente visível. Eles consideraram este "nascimento virgem" ter sido o resultado do orvalho da manhã, que era visto como o sêmen da divindade. A prata ouropel nós projetamos para nossa árvore de Natal moderna representando esse fluido divino.

Jogos de Rena

Os ingredientes ativos dos cogumelos Amanita não são metabolizados pelo organismo, e assim eles permanecem ativos na urina. Na verdade, é mais seguro beber a urina de alguém que consumiu os cogumelos do que comer os cogumelos diretamente, como muitos dos compostos tóxicos são processados e eliminados na primeira passagem através do corpo.

Era prática comum entre os povos antigos para reciclar os potentes efeitos do cogumelo por beber urina um do outro. Os ingredientes Amanita podem permanecer potentes, mesmo depois de seis passa através do corpo humano. Alguns estudiosos afirmam que essa é a origem da frase "a ficar chateado", como esta atividade de beber urina precedida de álcool por milhares de anos.

Renas eram os animais sagrados destes povos semi-nómades, como a rena, desde comida, abrigo, roupas e outras necessidades. Renas também gostavam de comer os cogumelos Amanita, eles iam procurá-los, em seguida, empinavam quando sob sua influência. Muitas vezes a urina das renas seria consumido por seus efeitos psicodélicos.

Este efeito vai por um outro lado também, as renas também desfrutavam da urina de um humano, especialmente um que consumiu os cogumelos. Na verdade, as renas iam procurar urina humana para beber, e algumas tribos transportavam em contentores de pele de foca a própria urina coletada, que eles usavam para atrair renas perdidas de volta ao rebanho.

Os efeitos do cogumelo Amanita geralmente incluem sensações de distorção de tamanho e voar. A sensação de voar poderiam esclarecer as lendas de renas voadoras, e lendas das viagens xamânicas incluíram histórias de renas aladas, transportando seus pilotos até os mais altos ramos da Árvore do Mundo.

Papai Noel, super xamã.

Embora a imagem moderna do Papai Noel foi criado, pelo menos em parte, pelo departamento de publicidade da Coca-Cola, na verdade, sua aparência, roupas, maneirismos e todos os companheiros de estilo como a reencarnação destes cogumelos da antigos xamãs.

Um dos efeitos colaterais de ter comido cogumelos Amanita é que a pele e traços faciais assumem um brilho avermelhado lavado. É por isso que Santa é sempre mostrado com bochechas e nariz vermelhas brilhantes. Mesmo o alegre do Papai Noel "Ho, ho, ho!" é o riso de uma euforia que da o espetáculo de magia do fungo.

Santa também se veste como um coletor de cogumelos. Quando chegou a hora de sair e colher os cogumelos mágicos, os xamãs antigos se vestiam bem como Santa, vestindo vermelho e branco de pele aparada, casacos e botas pretas longas.

Estes povos viviam em casas feitas de vidoeiro chamado "yurts". Algo semelhante a uma tenda, a fresta central é frequentemente usado também como uma entrada. Depois de recolher os cogumelos sob as árvores sagradas, onde apareceu, os xamãs iam encher os sacos e voltar para casa. Descendo pela chaminé, eles colocavam partes para presentes do cogumelo.

O cogumelo Amanita precisa ser secos antes de ser consumido; o processo de secagem reduz a toxicidade do cogumelo enquanto aumenta sua potência. O xamã seria o guia do grupo em amarrar os cogumelos e pendurá-los em torno da lareira de fogo para secar. Esta tradição encontra eco na moderna pipoca e outros itens.

As viagens psicodélicas tomadas sob a influência do amanita também foram simbolizados por um pedaço de pau chegando através de uma fresta no topo da tenda. A fresta era o portal onde o espírito do xamã saiu no plano físico.

A Famosa viagem mágica de Santa Claus, onde seu trenó leva em torno de todo o planeta em uma única noite, é desenvolvido a partir do "carro celeste", usada pelos deuses a quem Santa e outras figuras xamânicas são descendentes. A carruagem de Odin, Thor e até mesmo o deus egípcio Osíris é agora conhecido como a Ursa Maior, que circulam em torno da Estrela do Norte em um período de 24 horas.

Em versões diferentes da história antiga, o carro era puxado por renas ou cavalos. Como os animais crescem esgotados, sua saliva e sangue misturados caem no chão, formando os cogumelos Amanita.

São Nicolau e Old Nick

São Nicolau é uma figura lendária que supostamente viveu durante o século IV. Seu culto espalhou-se rapidamente e Nicholas se tornou o santo padroeiro de muitos grupos variados, incluindo juízes, agiotas, os criminosos, comerciantes, marinheiros, padeiros, viajantes, os pobres e crianças.

A maioria dos historiadores concorda que a religiosa de São Nicolau na verdade não existe como uma pessoa real, e em vez disso, uma versão cristianizada dos deuses pagãos anteriores. Lendas de Nicholas foram criadas principalmente fora das histórias sobre o chamado de Deus teutônico Hold nickar, conhecido como Poseidon para os gregos. Este poderoso deus do mar era conhecido a galopar através do céu durante o solstício de inverno, dando a concessão de bênçãos para seus adoradores abaixo.

Quando a Igreja Católica criou o personagem de S. Nicolau, que levou o seu nome em "nickar" e deu-lhe o título de Poseidon de "Sailor". Há milhares de igrejas nomeadas em honra de São Nicolau, a maioria dos quais foram convertidos em templos de Poseidon e Hold nickar. (Como os deuses pagãos antigos foram demonizados pela igreja cristã, Hold nome nickar também tornou-se associado a Satanás, conhecido como "Old Nick!")

As tradições locais foram incorporadas à novos feriados cristãos para torná-los mais aceitáveis para os novos convertidos. Para estes primeiros cristãos, São Nicolau tornou-se uma espécie de "super-shaman" que foi sobreposto sobre as suas próprias práticas culturais xamânicas. Muitas imagens de São Nicolau a partir destes primeiros tempos mostravam-no vestindo vermelho e branco, ou em pé na frente de um fundo vermelho com manchas brancas, como desenho do cogumelo amanita.

Santo Nicholas aprovou também algumas das qualidades do lendário "Avó Befana" da Itália, que enchiam as meias das crianças com os presentes. Seu santuário de Bari, na Itália, tornou-se um santuário de São Nicolau.

Tradições do mundo moderno.

Alguns psicólogos têm discutido a "dissonância cognitiva" que ocorre quando as crianças são encorajadas a acreditar na existência literal do Papai Noel, só para ter a mentira de seus pais revelada quando forem mais velhas. Por isso enganando os nossos filhos que roubá-los de uma rica herança, para a origem desses rituais antigos tem suas raízes profundas na nossa história e nosso inconsciente coletivo. Através de uma melhor compreensão das verdades dentro destas festas populares, podemos entender melhor o mundo moderno, e nosso lugar nele.

Muitas pessoas no mundo moderno tem rejeitado o Natal como sendo muito comercial, alegando que este ritual de dar é na verdade uma celebração do materialismo e da ganância. No entanto, o verdadeiro espírito do festival de inverno não está na troca de brinquedos de plástico, mas para celebrar um dom da terra: o início de frutificação do cogumelo mágico, e as revelações que podem proporcionar.

Em vez de perpetuar mitos desatualizado e confusos, que pode ser mais gratificante para retornar à fonte original destas celebrações sazonais. Como cerca de voltar ao básico e apreciar alguns cogumelos mágicos com seus entes queridos neste solstício? Que melhor presente pode compartilhar uma família do que um pequeno pedaço de amor e de iluminação?

0 comments:

Artes Xamânicas Copyright © 2008 /2023.



Todos os direitos reservados.


nativepipee@gmail.com


tels.:11-951330506 ou 11-993683570