Como surgiram os Lakota

Por Artes Xamânicas

- Dito por Lame Deer em Winner, Dakota do Sul, em 1969.



Esta história me foi contada por uma avó Santee.

Há muito tempo atrás, um tempo muito longo, quando o mundo ainda era recém-feito, Unktehi monstro da água combateu as pessoas e causou uma grande inundação. "Talvez o Grande Espírito, Wakan Tanka, esteja irritado com a gente por algum motivo. Talvez ele deixe Unktehi vencer, porque ele queira fazer um melhor tipo de ser humano." Pensaram.

Bem, as águas subiram mais e mais. Finalmente tudo foi inundado com exceção da colina próxima ao local onde a pedreira Pipestone sagrado vermelho está hoje. O povo subiu lá para se salvar, mas foi inútil. A água tomou conta da colina. Ondas se formaram, cairam pedras e esmagaram o povo. Todos estavam mortos, e todo o sangue jorrou, fazendo uma grande piscina.

O sangue voltou-se para Pipestone e criou a pedreira Pipestone, o túmulo dos antigos. É por isso que o tubo, feito de pedra vermelha, é tão sagrado para nós. Sua bacia vermelha é a carne e o sangue de nossos ancestrais, seu caule é a espinha dorsal das pessoas mortas, a fumaça é a sua respiração. Eu lhe digo, que o tubo, aquela *chanunpa*, ganha vida quando usado em uma cerimônia, você pode sentir o poder dele.

Unktehi, o grande monstro de água, também foi transformado em pedra. Talvez Tunkshila, o Espírito Avô, puniu-o para fazer a enchente. Seus ossos estão no Badlands agora. Sua volta forma uma crista muito alta, e você pode ver suas vértebras saindo em uma fila grande de pedras vermelhas e amarelas. Eu os vi. Ele me assustou quando eu estava naquele cume, pois senti Unktehi. Ela estava se movendo abaixo de mim, querendo me derrubar.

Bem, quando todas as pessoas foram mortas tantas gerações atrás, uma menina sobreviveu, uma menina bonita. Aconteceu assim: Quando a água varreu a colina onde eles tentaram buscar refúgio, uma grande águia manchada, Wanblee Galeshka, voou para baixo e deixou-a segurar a garra de seus pés. Com ela suspensa, ele voou para o topo de uma árvore alta que estava sobre o maior pináculo de pedra no Black Hills, que era a casa da águia. Tornou-se o único ponto não coberto por água.

Se o povo tivesse ido até lá, eles teriam sobrevivido, mas era como uma agulha de pedra mais suave, e forte como os arranha-céus que você tem agora nas grandes cidades. Meu avô me disse que talvez a pedra não estava no Black Hills; talvez tenha sido a Torre do Diabo, como os homens brancos chamam o lugar em Wyoming.

Ambos os lugares são sagrados. Wanblee manteve aquela menina bonita com ele e fez dela sua esposa. Houve então uma conexão mais estreita entre as pessoas e animais, para que ele pudesse fazer isso. A águia esposa ficou grávida e deu à luz gêmeos, um menino e uma menina. Ela estava feliz, e disse:
"Agora vamos ter as pessoas novamente. *Washtay*, é bom."
As crianças nasceram ali, no alto daquele penhasco. Quando as águas finalmente cederam, Wanblee ajudou as crianças e sua mãe a descerem de sua pedra e colocou-as sobre a terra, dizendo-lhes: Sejam uma nação, tornem-se uma grande nação - o Oyate Lakota ".

O menino e a menina cresceram. Ele era o único homem na terra, ela a única mulher da idade fértil. Eles se casaram, tiveram filhos. Uma nação nasceu.

Assim, são descendentes da águia. Nós somos uma nação de águia. Isso é bom, algo para se orgulhar, porque a águia é o mais sábio dos pássaros. Ele é o mensageiro do Grande Espírito, ele é um grande guerreiro. É por isso que sempre usavam a pluma de águia, e ainda usam. Nós somos uma grande nação.


É Lame Deer, quem disse isso.

1 comments:

sandra_cpires@yahoo.com.br disse...

Que história incrível...emocionante...

Sandra Coelho Pires
Ahow!

Artes Xamânicas Copyright © 2008 /2023.



Todos os direitos reservados.


nativepipee@gmail.com


tels.:11-951330506 ou 11-993683570