A origem da tenda do suor


Por Artes Xamânicas
Era a tribo Piegan australiana nas cabeceiras do rio Missouri, em Montana, uma subtribo pertencente aos índios Siksika do Norte de Saskatchewan, no Canadá. Piegans eram da família Algonquian, militar para a maioria de suas tribos vizinhas, uma vez que tinham cavalos para invadir e eram abastecidos com armas e munições de suas fontes canadenses. Piegans também exibiam hostilidade contra os exploradores e comerciantes. Várias epidemias de varíola dizimaram sua população. Agora eles estão reunidos em reservas de ambos os lados da fronteira.
Uma garota de grande beleza, a filha do chefe, era adorada por muitos homens bonitos da tribo Piegan. Mas ela não teria qualquer um deles para marido.

Um jovem da tribo era muito pobre e seu rosto estava marcado com uma cicatriz feia. Embora ele visse homens ricos e bonitos de sua tribo rejeitados pela filha do chefe, decidiu descobrir se ela o teria para seu marido. Quando ela riu para um ele antes mesmo de pedir, ele fugiu em direção ao sul com vergonha.

Depois de viajar vários dias, ele caiu no chão, cansado e com fome, e adormeceu. Dos céus, estrela-da-manhã olhou para baixo com pena do jovem infeliz, sabendo do seu problema.

Para o Sol e a Lua, seus pais, estrela-da-manhã, disse: "Há um pobre rapaz deitado no chão sem ninguém para ajudá-lo. Eu quero ir atrás dele para amigo."

"Vá buscá-lo", disseram seus pais.

Estrela-da-manhã transportou o jovem, Scarface, para o céu. O sol disse: "Não traga-o em minha tenda, por que ele cheira mal. Construa quatro tendas do suor."

Quando isso foi feito, o sol levou Scarface na primeira tenda do suor. Ele pediu a estrela-da-manhã para trazer uma brasa em uma vara bifurcada. O sol, em seguida, quebrou um pouco de grama doce e colocou-a sobre o carvão quente. Quando a fumaça surgiu, sol começou a cantar, "Velho homem está chegando com seu corpo, é sagrado", repetindo-o quatro vezes.

O sol passou as mãos para trás e para frente através da fumaça e esfregou-os sobre o rosto, braço esquerdo e do lado de Scarface. O sol repetiu a cerimônia do lado direito do rapaz, purificando-o e removendo os odores de pessoas da terra.

O sol levou Scarface em outras três tendas do suor, realizando a mesma cerimônia de cura. O corpo de Scarface mudou de cor e ele brilhou como uma luz amarela.

Usando uma pena suave, o sol pincelou sobre o rosto do jovem, magicamente enxugando a cicatriz. Com um toque final ao cabelo do rapaz, muito amarelo, o sol fez com que seu olhar fosse exatamente como estrela-da-manhã. Os dois jovens foram levados pelo sol até sua própria tenda e os colocou lado a lado na posição de honra.

"Velha Mulher", chamou o pai. "Qual é seu filho?"

A lua apontou para Scarface, "Aquele é o nosso filho."

"Você não sabe o seu próprio filho", respondeu.

"Ele não é nosso filho. Iremos chamá-lo equivocado-de-estrela-da-manhã", como ele todos riram muito com o erro.

Os dois meninos estavam sempre juntos e se tornaram mais próximos. Um dia, eles estavam em uma aventura quando estrela-da-manhã apontou alguns grandes pássaros de bicos afiados.

"Irmão-adotado, eu avisei para não chegar perto dessas criaturas perigosas", disse Estrela-da-manhã. "Eles mataram meus outros irmãos com seus bicos".

De repente, os pássaros perseguiram os dois meninos. Estrela-da-manhã fugiu em direção a sua casa, mas Irmão-Adotado parado, pegou um porrete e atingiu a aves, matando-as.

Ao chegar em casa, estrela-da-manhã animadamente relatou ao pai o que tinha acontecido. o sol fez uma canção de vitória em honra ao jovem herói. Em agradecimento por salvar a vida de estrela-da-manhã, o sol deu-lhe a vara bifurcada para levantar brasa quente e uma trança de grama doce para fazer incenso. Estes elementos sagrados necessários para fazer a cerimônia do suor foram um presente da confiança.

"E este meu suor vos dou", disse o sol. equivocado-de-estrela-da-manhã observou muito atentamente a forma como ele foi construído, em sua mente, preparando-se para um dia voltar para a terra.

Quando Scarface chegou a sua aldeia tribal, todo o seu povo se reuniu para ver o belo jovem. No início, eles não o reconheceram como Scarface.

"Eu fui no céu", ele disse-lhes. "Eis-me, estrela-da-manhã se parece comigo. O sol deu-me estas coisas utilizadas na cerimônia do suor de cura. É assim que eu perdi a minha cicatriz feia."

Scarface explicou como a vara bifurcada e grama doce foram utilizados. Então ele começou a trabalhar mostrando ao seu povo como fazer o suor. Isto é como a primeira tenda do suor foi construída em cima da terra pela tribo Piegan.

Agora que Scarface era tão bonito e trouxe essa grande bênção de cura para sua tribo, a bela filha do chefe se tornou sua esposa.

Em memória ao dom do sol de Scarface e sua tribo, os Piegans sempre fazem a cerimônia do suor de cura uma parte importante da sua celebração anual da Dança do Sol.

0 comments:

Artes Xamânicas Copyright © 2008 /2023.



Todos os direitos reservados.


nativepipee@gmail.com


tels.:11-951330506 ou 11-993683570